2 de dezembro de 2007

Plano de aula - Ávore de Natal


A árvore de Natal nos conta uma história


Texto:
Mt 2.2-10; 1 Jo 1.12; Ef 2.8-9; Jo 1.8-9, Ml 4.2 e Lc 1 e 2

Idéia central
Devemos usar na árvore de natal as figuras que anunciam a vinda de Jesus Cristo a terra.

Objetivos:
O aluno deve saber que devemos ornamentar a árvore de natal, com os símbolos que falam do messias
Praticar usando em sua árvore de natal as figuras que anunciam a vinda de jesus Cristo a terra.

Recursos didáticos
Conte uma história montando e ornamentando uma árvore de Natal. Monte uma árvore, pode ser de galhos de árvores com ou sem algodão, uma planta ou mesmo de papel. Faça as figuras indicadas, e enquanto ornamenta a árvore juntamente com as crianças, dê a lição conversando com elas, num ambiente alegre e descontraído.

Plano de aula
Estudo
A árvope de Natal nos conta uma história

Se usarmos uma árvore ornamentada para comemorar o Natal, devemos enfeitá-la com figuras que nos falem do Messias prometido, Jesus Cristo. A árvore de Natal deve ser ornamentada com figuras que anunciam a vinda de Jesus Cristo a terra. Ela é uma tradição que devemos usar para ensinar o verdadeiro sentido do Natal.
Existem outros símbolos representando as profecias que anunciaram a vinda de Jesus, mas vamos usar somente alguns, para que a aula seja clara e objetiva.

A estrela de seis pontas

Representa a casa de Davi de onde Jesus Cristo nasceu. Uma estrela esteve também presente quando Jesus nasceu servindo de sinal para os magos que vieram do oriente. Mt 2.2,7,9,10.
Colocamos aqui esta estrela como sinal de que o Salvador, que é Jesus, o Senhor já nasceu.

Presente
Jesus é um presente que Deus nos deu. quem recebe este presente, crendo em Jesus Cristo como filho de Deus, se torna filho de Deus também, (I Jo 1.12), e erecebe a salvação, que é um presente que Deus nos oferece. Por isso, Jesus é um dom, um presente de Deus para nós. (Ef 2.8-9). Você já recebeu este presente?

Sol
Jesus ilumina todas as pessoas. Ele dá a luz e vida eterna (Jo 1.8-9). Jesus é a luz do mundo, nele não há escuridão. Devemos também andar na luz amando as pessoas (I Jo 1.5-7 e 2.8-10; II Tm 2.10). Jesus é o nosso Sol, deixe Ele brilhar em você (Ml 4.2), amando e servindo a Deus.

Anjo
O anjo este presente trazendo o recado de Deus aos homens. Um anjo trouxe a mensagem de Deus à Maria e a José, dizendo que Maria teria um neném, e que Ele seria o salvador esperado, o Messias (Lc 1.26-38).
Apareceu também aos pastores de ovelhas levando a notícia do nascimento do salvador que é Cristo o Senhor. Neste mesmo instante muitos anjos apareceram no céu como um exército celestial, louvando a Deus: - Glória a Deus nas alturas, paz na terra entre os homens a quem Ele quer bem! (Lc 2.8-15). Que cena maravilhosa!! que tal colocarmos vários anjos em nossa árvore?

Bolas
Sempre colocamos bolas nas árvores de Natal, mas estas são muito especiais, pois cada uma que nos dizer uma coisa muito importante. (Aplicar através das cores o plano da salvação).
Sabe do que esta bola amarela fala? (ouvir sugestões)
Das ruas de ouro que existem lá no céu. Deus preprarou um lugar para aqueles que o amam e crêem que Jesus Cristo é o filho de Deus. Não estou falando deste céu que vemos, falo de outro céu muito mais bonito e melhor. Mas tem uma coisa que não entra no céu...

Olhem, porquê esta bola está suja? (sujar uma bola, com barro, riscá-la, amassá-la). É porque, ela fala de algo que não entra no céu, é a sujeira que temos em nossas vidas, é o pecado. Mas se a Bíblia fala que todos nós pecamos (Rm 3.23), então como vamos entrar no céu?
Sabe, Deus é muito bom! Ele quer que nós entremos no céu, e providenciou uma maneira legal para isso.
Estão vendo esta bola vermelha? o que vocês acham que ela representa?\r\nÉ o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz para nos limpar da sujeira que o pecado faz, porque só o sangue pode lavar essa sujeira (Hb 9.22). Por isso quando acreditamos em Jesus de todo coração, e falamos isso com nossos lábios (Rm 10.9-10), Ele lava nossos pecados, e ficamos limpinhos, como esta bola branca. Jesus lava e leva toda sujeira e toda a maldade de nós quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados para Ele (1 Jo 1.9). É por isso que precisamos de Jesus para entrar no céu e sermos filhinhos de Deus. Como Deus te ama! Deus deu seu único filho Jesus ao mundo para que você e todos os que nEle crerem se tornarem seus filhinhos. Você está triste com os seus pecados? Quer pedir a Jesus para te limpar? (apelo, oração).
Depois que confessamos que Jesus é nossos Senhor, temos que crescer para Deus, como as plantinhas verdes crescem; por isso vamos colocar na árvore uma bola verde. Como crescemos para Jesus? amando a Deus de todo nosso coração. Aprendendo a Bíblia e procurando obedecer tudo o que ela nos diz. Assim seremos felizes e abençoados.
E esta bola azul do que nos fala? O azul é para ensinar sobre o Espírito Santo para estar sempre conosco nos ajudando e nos auxiliando em todo o tempo.

Boa aula!
fonte: www.escoladominical.net

Um comentário:

Valquiria Rédua disse...

Gostei muito da idéia, irei usar neste domingo e espero alcançar bons resultados!